Nossas ações

Ações de Impacto Social

  • Uma comissão mista composta por docentes do PPG Biologia Animal e PPG Ecologia e Conservação (Instrução de Serviço 4 de 14 de Julho de 2020) auxiliou na fase final da elaboração de uma normativa de manejo de fauna do estado, a pedido do IMASUL (Instituto do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso do Sul) fornecendo várias sugestões ao documento.
  • Alguns docentes do PPG Biologia Animal participam como consultores do ICMBio para a construção das listas vermelhas da fauna ameaçada de extinção e Planos de Ação Nacional, especificamente de peixes (Fernando Carvalho), morcegos (Erich Fischer), anfíbios (Diego J. Santana), répteis (Vanda L. Ferreira).
  • O projeto Bandeiras e Rodovias coordenado pelo docente Arnaud Desbiez, financiado por órgãos internacionais, tem o objetivo de mapear o movimento de Tamanduás-Bandeira, Tamanduás-Mirim e Cachorros-Vinagre do Cerrado do Mato Grosso do Sul e identificar áreas com altas taxas de mortalidade por colisão por veículos (“road kill”) para propor ações de mitigação e gestão de fauna. Especificamente, o projeto monitora esses animais na BR-262 e BR-359 que atravessam o estado. Notícias sobre o projeto são comumente divulgadas na mídia regional, grande mídia internacional e em mídias especializadas brasileiras.
  • A equipe do Prof. Arnaud também organizou diversas oficinas, palestras, e sessões de treinamentos para estudantes, técnicos ambientais, professores sobre meio ambiente e fauna silvestre em 2019 e 2020.
  • Outros docentes vêm atuando como consultores da Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul em questões ambientais.
  • Frequentemente docentes do programa interagem com alunos de ensino fundamental e médio estrangeiros por meio do programa Skype a Scientist que ajuda a parear escolas de educação básica a cientistas do mundo todo. Em 2019 e 2020 docentes conversaram com alunos dos Estados Unidos e Argentina. Durante conversas rápidas, os docentes respondem à perguntas previamente feitas por estudantes e explicam sobre seus temas de pesquisa.
  • Prof. Erich Fischer participou de uma entrevista online (live) sobre interações ecológicas de morcegos promovida pela SBEQ
  • O Prof. Fernando R. Carvalho participou da equipe (veja foto abaixo) que elaborou o Estudo de Avaliação dos Efeitos da Implantação de Empreendimentos Hidroelétricos na região Hidrográfica do Rio Paraguai, coordenada no âmbito da Agência Nacional de Águas. Esta é a mais completa diagnose da biodiversidade de uma bacia hidrográfica Brasileira. O docente participou especificamente da equipe de Relatório de Diagnóstico Final de Ictiofauna, Ictioplâncton e Pesca. Como resultado destes relatórios, a ANA suspendeu novas outorgas para construções de barragens, foi dado ampla divulgação a esta ação, veja aqui e aqui.

  • O Prof. Fernando R. Carvalho participou de um bate-papo em 7 de Agosto 2020 sobre planejamento de carreira “Por detrás do diploma” voltado para escolas de ensino médio e fundamental promovido pela UFMS, IFMT, e duas Escolas Estaduais do estado.
  • Os Profs. Diego J. Santana e Sarah Mangia criaram um Podcast chamado “Ciência de A a Z” em que eles entrevistam quinzenalmente profissionais de várias áreas da ciência para falarem sobre suas experiências. O foco é público de ensino médio e público em geral. Os episódios estão disponíveis em várias plataformas (e.g., Spotify).