Apresentação e Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal foi recomendado pela Capes (OFÍCIO Nº 273-23/2010) em 15/12/2010 e iniciou suas atividades em agosto de 2011. A motivação para implementação do mestrado acadêmico foi gerada pela demanda de graduados nos cursos de Ciências Biológicas e áreas afins no Mato Grosso do Sul e estados limítrofes, mas sem capacitação nas áreas relacionadas à zoologia. O curso de mestrado acadêmico habilita o profissional a atuar no mercado de trabalho na área da academia e pesquisa.

Desde a sua criação, o Programa foi avaliado com duas notas 3 pela área de Biodiversidade da CAPES.

Os egressos têm formação ampla em zoologia, especificamente em temas atuais relacionados aos projetos de pesquisa de docentes que compreendem morfologia comparada e evolução de artrópoda, peixes, aves, mamíferos, répteis e anfíbios, histomorfologia, ecotoxicologia, biogeografia, morfometria geométrica, métodos filogenéticos comparativos, comportamento animal, sistemática filogenética, parasitologia, e conservação e manejo de fauna. Além disso, as disciplinas do núcleo comum incluem análise dados uni- e multivariados, comunicação científica, delineamento amostral.

Perfil dos ingressantes no mestrado

 

De onde vêm os ingressantes no mestrado

Os mapas abaixo mostram o estado da IES em que os ingressantes no mestrado realizaram a graduação. Os dados demonstram que a maioria dos ingressantes provêm do Mato Grosso do Sul, mas que com frequência temos capacidade de atrair estudantes de outros estados.