Parcerias e Programas de Intercâmbios

O Programa participa de editais Programa de Pesquisa e Apoio as Pós- graduações (PAPOS) para intercâmbio do órgão de fomento estadual, FUNDECT-MS. No último quadriênio (2013-2016) foram utilizados recursos de dois projetos aprovados no PAPOS (editais 2012 e 2014), intitulados “Apoio financeiro à participação de estudantes e pesquisadores do Mestrado em Biologia Animal da UFMS em eventos científicos” e “Apoio à melhoria da qualificação do Programa de Pós-graduação em Biologia Animal”.

Recebemos em maio e junho de 2013, setembro de 2014, outubro de 2015 e março de 2019 a visita do Dr. Tomáš Scholz, Jan Brabec, e Roman Kuchta pesquisadores do Institute of Parasitology, Biology Centre, Academia de Ciências da República Tcheca.

Entre maio e junho de 2013, recebemos a visita do Dr. Alain de Chambrier, pesquisador do Departamento de Invertebrados do Muséum d’histoire naturelle, Genève, Suíça. Tal visita teve o propósito de treinar alunos de pós-graduação em pesquisas relacionadas à diversidade de parasitos de peixes.

Em setembro de 2017, recebemos a visita do Dr. Juan Antonio Balbuena, do Cavanilles Institute of Biodiversity and Evolutionary Biology, Universitat de València. Durante sua estadia o Dr. Juan conferiu a palestra intitulada “Cophylogeny: Delving Into Coevolutionary Knots” e ofereceu aos discentes o curso “PACO: Procrustes Approach to Cophylogeny”.