Alguns docentes do PPG Biologia Animal participam como consultores do ICMBio para a construção das listas vermelhas da fauna ameaçada de extinção e Planos de Ação Nacional, especificamente de testudines (Franco Souza), peixes (Fernando Carvalho), morcegos (Erich Fischer), anfíbios (Diego J. Santana), répteis (Vanda L. Ferreira).
O projeto Bandeiras e Rodovias coordenado pelo docente Arnaud Desbiez, financiado por órgãos internacionais, tem o objetivo de mapear o movimento de Tamanduás-Bandeira, Tamanduás-Mirim e Cachorros-Vinagre do Cerrado do Mato Grosso do Sul e identificar áreas com altas taxas de mortalidade por colisão por veículos (“road kill”) para propor ações de mitigação e gestão de fauna. Especificamente, o projeto monitora esses animais na BR-262 e BR-359 que atravessam o estado. Notícias sobre o projeto são comumente divulgadas na mídia regional, grande mídia internacional e em mídias especializadas brasileiras.
Outros docentes vêm atuando como consultores da Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul em questões ambientais.
Frequentemente docentes do programa interagem com alunos de ensino fundamental e médio estrangeiros por meio do programa Skype a Scientist que ajuda a parear escolas de educação básica a cientistas do mundo todo. Em 2019 e 2020 docentes conversaram com alunos dos Estados Unidos e Argentina. Durante conversas rápidas, os docentes respondem à perguntas previamente feitas por estudantes e explicam sobre seus temas de pesquisa.
UFMS se preocupa com a sua privacidade. A UFMS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade e Proteção de Dados. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.Aceito